Vamos fazer chuvas ácidas

Esta semana simulámos as chuvas ácidas!

A chuva ácida acidifica os locais onde cai. Nos continentes pode acidificar solos, lagos e até a superfície das folhas das plantas, afetando a vida em meio terrestre. Nos oceanos contribuiu para o aumento da acidificação das águas marinhas.

Fizemos um modelo de uma ilha com floresta, usando plasticina e fósforos. Depois, colocámos a nossa ilha dentro de um frasco de vidro, no fundo do qual já tínhamos preparado algodão ensopado em água. Este algodão molhado podia representar um ecossistema aquático, como um charco ou um lago. E pegámos fogo!

Foi como se estivéssemos a recriar um fogo florestal! A nossa floresta de fósforos ardeu um pouco, até que tapámos o frasco, de modo que o fumo se acumulasse. E a atmosfera do nosso frasco ficou enevoada de cinzento durante vários minutos.

No fim, destapámos o frasco e deixámos sair o fumo. Fomos então investigar como estava o pH do algodão ensopado, o nosso ecossistema aquático. Com umas gotas de indicador universal, percebemos pela cor que o pH da água estava entre 5,5 e 6, ou seja, ácido.

 

Mais uma vez, concluímos que o dióxido de carbono da atmosfera do frasco se dissolveu na água que embebia o algodão, torna-a mais ácida. Se a nossa água fosse um lago, muitos dos seres vivos desse lago seriam seriamente afetados pelo aumento do pH e talvez acabassem por morrer.

 

Ligação para o download do Protocolo experimental da atividade

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma cola diferente