Pedalar com Ciência

No dia 25 de maio, vários alunos que frequentam o Clube Ciência Viva da Escola E. B. 2,3 de Algoz, numa parceria com o Clube de BTT do Desporto Escolar, realizaram uma saída de bicicleta pela região envolvente da escola. Aliando a prática desportiva à observação científica, usaram-se as bicicletas para admirar a paisagem, discutir aspetos relacionados com a Geologia local, a Flora autóctone e a Etnografia. Os alunos como sempre demonstraram interesse e vontade de investigar, ficando lançadas as sementes para futuras expedições.

 
Concentração na EB 2, 3 de Algoz, para ouvir as recomendações do Professor Horácio Amaral de como pedalar uma BTT em segurança.

Travessia da linha de comboio da Linha do Algarve, a nascente da Estação Ferroviária de Algoz.


Paragem à sombra de uma alfarrobeira (Ceratonia siliqua), para observar os calcários jurássicos do barrocal algarvio, bem como algumas práticas rurais tradicionais da região. 


Panorâmica de um campo de laranjeiras do barrocal, cultivadas em solo argiloso. Ao fundo, as elevações da Serra Algarvia, no domínio do xisto e do grauvaque.


Paragem para observação de oliveiras centenárias (Olea europaea var. europaea) e de plantas autóctones como a trepadeira alegra-cão (Smilax aspera).


Paragem junto à ponte medieval que atravessa a Ribeira de Algoz, junto da qual se situa um poço antigo, do qual se extraía a água de uma forma artesanal.

Observação do estado de conservação do interior do dito poço e apuramento do nível da água.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma cola diferente