Observar células animais e aprender técnicas de coloração foi o que nos propusemos a fazer. Foi muito interessante observar as células do nosso epitélio bucal.
No passado dia 11 de fevereiro o Clube Ciência Viva do Agrupamento organizou juntamente com o Centro Ciência Viva do Algarve o 1.º Encontro Regional do Algarve Central de Clubes Ciência Viva nas Escolas, com a colaboração da Junta de Freguesia de Armação de Pêra que gentilmente cedeu o espaço. No encontro foi apresentado o trabalho de cada Clube participante e foram delineadas as próximas atividades conjuntas e a preparação do 2º Encontro. Como se comemorava o Dia Internacional das Mulheres na Ciência, os nossos alunos ofereceram a cada uma das participantes um cravo, de cores diferentes simbolizando a diversidade das ciência e a liberdade. Os nossos alunos participaram de forma entusiasmada e espera-se resultados positivos para as próximas atividades.
Este ano a nossa "Hora COM-CIÊNCIA" foi realizada no âmbito do projeto de parceria com o CCVALG- "Estrelas com Ciência e Arte". Nas duas escolas do agrupamento os alunos do Clube, participaram em duas sessões com a cientista Farhat Bajula, do CIMA- Universidade do Algarve, Bióloga Marinha especialista em poluição marinha, ecotoxicologia e literacia do Oceano. As sessões tiveram como temática o Papel dos Oceanos no Controlo do Clima e a Poluição dos Oceanos por plásticos. Os alunos participaram ativamente e demonstraram curiosidade no que lhes foi proposto. Nestas parcerias conseguem-se atividades motivadoras e significativas para os alunos.
No âmbito das atividades do Clube Ciência Viva do Agrupamento, todas as turmas de 7º ano das duas escolas, realizaram a atividade Coastwatch . A atividade pretendeu fazer a monitorização do litoral e o troço que monitorizamos foi a Baía de Armação de Pêra. Como estávamos num local de elevada importância ecológica, falamos da Reserva Marinha Pedra do Valado e visitamos a Futura Reserva Natural da Lagoa dos Salgados. Os alunos consolidaram os conteúdos das disciplinas e participaram de forma entusiasmada. De salientar que foram encontrados muito menos resíduos comparativamente aos anos anteriores.
Comentários
Enviar um comentário