UMA PILHA COM MOEDAS

 UMA PILHA COM MOEDAS


Uma pilha é um exemplo de uma fonte de energia, na qual se obtém energia elétrica a partir de transformações químicas que se processam no seu interior.

A corrente elétrica fornecida por uma pilha é corrente contínua (CC) uma vez que o movimento das cargas elétricas (eletrões) se efetua sempre no mesmo sentido.

Se observares as pilhas disponíveis no mercado constatas que existem pilhas de diferentes tamanhos e de vários tipos, nomeadamente no que respeita à diferença de potencial, uma medida da quantidade de energia que uma pilha pode fornecer, medida em volt (V).

A designação de volt, deve-se ao conde italiano Alexandro Volta (1745-1827), que descobriu a primeira pilha elétrica em 1800, tendo construído uma pilha gigante de camadas alternadas de zinco, papel absorvente embebido em água salgada e o metal prata. Na pilha de Volta o movimento das cargas elétricas ocorre de um metal (elétrodo)  para o outro, através de uma solução denominada eletrólito (líquido que contém partículas portadoras de carga elétrica).

As partículas com carga elétrica existentes no eletrólito reagem com os metais, originando uma reação eletroquímica, na qual se transforma energia química em energia elétrica. Nesta reação química, os eletrões produzidos movem-se todos na mesma direção, criando uma corrente elétrica ou eletricidade.  

Nesta atividade utilizamos um tipo de metal (anilha) diferente do outro (moeda), criando-se assim uma diferença de potencial elétrico entre ambos, com a libertação de eletrões de um metal para o outro, o que fez com que um dos metais ficasse carregado positivamente (o elétrodo positivo) e o outro carregado negativamente (o elétrodo negativo). O movimento orientado das cargas elétricas (corrente elétrica) permitiu acender a lâmpada do LED (Light Emiting Diode).

O LED é uma lâmpada especial que só permite a passagem da corrente elétrica num sentido e que pode ser utilizado como indicador do sentido da corrente.

Ao utilizarmos o multímetro constatou-se que quanto maior é o número de células maior é a voltagem medida. Para acender a luz vermelha do LED precisamos de obter uma voltagem entre os 1,7 V e os 2,0 V, pelo que, é necessário associar um número de células (elemento de pilha) que permita obter esse valor de voltagem.






















Comentários

Mensagens populares deste blogue

I ENCONTRO DE CLUBES CIÊNCIA VIVA DO ALGARVE CENTRAL - ESTRELAS COM CIÊNCIA E ARTE

HORA COM-CIÊNCIA- Encontro com o Cientista

COASTWATCH- MONITORIZAÇÃO DO LITORAL