Eletrólise da água

 

Nesta atividade ficamos a saber que as bolhas de gás, a formação de depósitos de cor laranja e preta e a mudança de cor do indicador universal indicam que ocorreu uma reação química. Esta só ocorreu depois de se fornecer energia à água recorrendo os fios de ligação e pilha. Esta reação química denomina-se eletrólise pois trata-se de uma decomposição devido à ação da electricidade.

Assim, a água, no estado líquido, foi decomposta, por ação da corrente eléctrica, em di-hidrogénio gasoso e dioxigénio gasoso (que são as “bolhas gasosas”).

Os pregos funcionaram como elétrodos positivo (ou ânodo) e negativo (ou cátodo).

No cátodo formou-se do gás dihidrogénio, H2, cuja quantidade é dupla da do gás dioxigénio, que, por sua vez, se formou no ânodo.

O indicador universal é uma substância que altera a sua cor em função do caráter químico da solução e, pode ser uma solução ou em papel.

Neste caso, o indicador universal ligou-se aos iões H+  e, a sua cor alterou para verde, o que correspondeu a um valor de pH < 7, indicando o carácter ácido da solução. 

Durante a eletrólise ocorreu também uma reação de oxidação- redução pois houve transferência de eletrões de uma substância para outra; espécie química que perde eletrões é a oxidada e, outra que ganha electrões, é a reduzida. Portanto, no cátodo ocorreu a redução e, no ânodo, a oxidação. 

Reação de redução no cátodo: 4H+ + 4e- → 2 H2

Reação oxidação no ânodo:      2H2O → O2 + 4H+ + 4e-

À escala industrial, a eletrólise pode ser utilizada para:

- Obter metais com elevado grau de pureza;

-Recobrir metais baratos com metais nobres. Ex.: galvanoplastia;

- Obtenção de gases: síntese de gases como o hidrogénio.



 




PROTOCOLO

Comentários

Mensagens populares deste blogue

I ENCONTRO DE CLUBES CIÊNCIA VIVA DO ALGARVE CENTRAL - ESTRELAS COM CIÊNCIA E ARTE

HORA COM-CIÊNCIA- Encontro com o Cientista

COASTWATCH- MONITORIZAÇÃO DO LITORAL