Indicador natural de pH

 

A couve-roxa contém antocianinas, pigmentos responsáveis por uma variedade de cores da natureza, desde o vermelho das groselhas e cerejas ao azul ou amarelo das flores. Uma das principais caraterísticas das antocianinas é a sua mudança de cor em função do pH do meio, o que justifica o seu uso como indicadores naturais de pH.

Com esta experiência mostra-se uma técnica simples que envolve a variação de cor das antocianinas, presentes no extrato de couve-roxa, em função do pH, na identificação de substâncias ácidas e básicas que todos temos em casa.

Quando se modifica o pH do meio, a estrutura das antocianinas é alterada o que provoca as mudanças de coloração. Quando o meio é ácido a antocianina transforma-se numa substância de cor avermelhada. Quando o meio é básico forma-se um composto de cor esverdeada. Este método (método colorimétrico) é muito utilizado para determinação do pH quando não são necessárias medições muito rigorosas, dada a subjetividade da observação e comparação das cores. Para medições rigorosas, existem aparelhos medidores de pH nos quais é possível ler diretamente o valor numérico do pH da solução.

As antocianinas têm aplicações na área da saúde, devido ao seu enorme potencial terapêutico, na indústria, no fabrico de vinho e como corantes naturais.




















Comentários

Mensagens populares deste blogue

I ENCONTRO DE CLUBES CIÊNCIA VIVA DO ALGARVE CENTRAL - ESTRELAS COM CIÊNCIA E ARTE

HORA COM-CIÊNCIA- Encontro com o Cientista

COASTWATCH- MONITORIZAÇÃO DO LITORAL