UMA BATATA À PROCURA DE EQUILÍBRIO
A osmose é o movimento da água através
de uma membrana semipermeável, do meio menos concentrado para o meio mais
concentrado. Quando a batata é colocada apenas em água, a água entra nas
células, fazendo com que a batata fique mais firme e ligeiramente maior. Quando
a batata é colocada em água salgada, a água sai das células para o meio
exterior, fazendo com que a batata fique mais mole e diminua ligeiramente de
tamanho. Quanto maior a concentração de sal, maior é o efeito observado. Esta
atividade demonstra como as células procuram atingir um equilíbrio entre o meio
interno e o meio externo.


























Comentários
Enviar um comentário