UMA BATATA À PROCURA DE EQUILÍBRIO

 

A osmose é o movimento da água através de uma membrana semipermeável, do meio menos concentrado para o meio mais concentrado. Quando a batata é colocada apenas em água, a água entra nas células, fazendo com que a batata fique mais firme e ligeiramente maior. Quando a batata é colocada em água salgada, a água sai das células para o meio exterior, fazendo com que a batata fique mais mole e diminua ligeiramente de tamanho. Quanto maior a concentração de sal, maior é o efeito observado. Esta atividade demonstra como as células procuram atingir um equilíbrio entre o meio interno e o meio externo.




























































Comentários

Mensagens populares deste blogue

II Encontro Regional de Clubes Ciência Viva - Quarteira

Eletrólise da água

Lagoa dos Salgados uma história para contar... parte III